RITMO –



Podemos aprender muito sobre este tema ao observarmos a natureza e sua ciclicidade. Toda a nossa vida é cíclica, rítmica ! Nós inspiramos e expiramos; nosso coração contrai e expande a todo momento; diariamente vivenciamos o dia e a noite; acordamos e dormimos; passamos pelas mudanças das estações e pelas diferentes fases da lua… enfim, podemos perceber que na natureza e no nosso próprio corpo, há momentos de abundância e expansão e há momentos de recolhimento, contração e quietude.
Essa sabedoria adquirida ao observarmos o ritmo natural que nos circunda, nos ensina muito sobre o tempo de cada coisa em nossa vida, um ciclo de vida-morte-renascimento. Plantamos a sementinha, gestamos, cuidamos, até ela brotar, crescer e desabrochar numa linda flor! Que dela nascerá um fruto saboroso, para em seguida murchar e retornar ao solo fértil com suas sementes. E o ciclo recomeçar.
Providenciar momentos de concentração e expansão ao longo do dia é fundamental para uma boa qualidade de vida a todos nós, não só às crianças. Podemos nos pautar no ritmo do sono e das refeições e organizar uma rotina de forma que ambos aconteçam no mesmo horário todos os dias.
As crianças são a nossa referência para sabermos se o ritmo que criamos está funcionando ou não. Se estão muito irritadas e chorosas, talvez nós estejamos providenciando muitos momentos de introspecção e pouca expansão, ou o contrário.
Mas sempre existe o amanhã para tentarmos de novo e melhor!

Texto: Luana Dias
Imagem: Pinterest

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?