parsefal-terapias

Terapias de Apoio

Para atender as necessidades específicas de cada um e promover ao máximo o desenvolvimento, oferecemos várias terapias individuais ou em pequenos grupos como musicoterapia, cantoterapia, terapia artística, massagem, trabalho corporal, quirofonética, desenho de formas, reorganização neurofuncional, trabalhos manuais e confecção de bonecas.
Estas terapias são separadas em núcleos:

Núcleo Musical
Aulas de música nas quais são trabalhados a concentração, através do estabelecimento de um ritmo grupal com a utilização de percussão corporal e instrumentos musicais, canto como grande facilitador de um caminho de desenvolvimento social mais humano e o uso de instrumentos de percussão e melódicos que objetivam o desenvolvimento da escuta, da psicomotricidade, da percepção do outro e o despertar da responsabilidade individual. Além do canto, existem pequenos grupos de Musicoterapia, em que a ênfase é o resgate dos aspectos saudáveis dos participantes. Os resultados geralmente são bastante satisfatórios e o desenvolvimento maior dá-se na percepção do outro e da totalidade do grupo.

Núcleo Artístico
Aulas de História da Arte e pequenos grupos de Terapia Artística. Através da História da Arte, os participantes podem recapitular o caminho de desenvolvimento da humanidade, reatualizando através do fazer artístico a sua própria trajetória individual. Nos grupos de terapia artística há a intenção de ampliar o potencial de expressão através do desenho de formas, aquarela, modelagem em argila, desenho em carvão, giz pastel, giz de cera, que visa maior harmonia no âmbito do sentir. Neste núcleo artístico são observados os avanços mais significativos, no qual o gesto criativo surge com maior nitidez, inclusive como fruto do trabalho de outros núcleos.

Núcleo de Movimento
Aulas de jogos teatrais, respiração e tai chi chuan, que proporcionam um domínio maior do corpo, tanto pela consciência corporal quanto do exercitar, propiciando flexibilidade física e psíquica, domínio das relações espaciais, da organização temporal e, principalmente, estimulam o convívio social.

Núcleo de Oficinas Artísticas
São três modalidades: aquarela, modelagem e mosaico. Desenvolver o senso estético, proporcionar a vivência do belo e do elemento artístico como um alimento para a alma, são os objetivos destas oficinas. A realização pessoal de cada participante deste núcleo é um fator desencadeante da melhora da auto-estima e valorização enquanto ser humano que age no mundo.

Núcleo de Trabalhos Manuais
Atividades de bordado, macramê, costura e confecção de bonecas. O objetivo principal é o exercício da coordenação motora fina e da concentração. A confecção de bonecas também auxilia no desenvolvimento do esquema corporal. Os pacientes que freqüentam este núcleo, além dos progressos na área de coordenação motora-corporal, exercitam com sucesso um aumento da capacidade de ajuda mútua.

Núcleo de Terapias Corporais
São oferecidas individualmente: Quirofonética, Massagem Corporal e Reorganização Neurofuncional.
A Quirofonética utiliza-se do deslizamento das mãos do terapeuta nas costas, braços ou pernas, em formas representativas dos fluxos aéreos bucais dos diferentes fonemas, mostrando-se eficaz nos distúrbios da fala.
Massagem Corporal é aplicada aos atendidos com corporalidade endurecida, propiciando alívio das tensões, confiança e disposição para o contato.
A Reorganização Neurofuncional trabalha o desenvolvimento do sistema neurosensorial, reconstruindo o caminho de desenvolvimento motor e resgatando o que não foi conquistado ainda. Os resultados deste núcleo são predominantemente individualizados, fazendo parte de cada processo pessoal. O critério objetivo nesta área é oferecer um encaminhamento terapêutico a partir de um diagnóstico e observar processos, avaliando-os após 6 a 12 meses.

Núcleo de Conhecimento
Aulas de conhecimento acerca do ser humano e do mundo; o ensino é oferecido em épocas, abrangendo conteúdos como: Antropologia, Zoologia, Botânica, Geografia. O objetivo básico é estimular e manter o interesse, trazendo o conhecimento da organização humana e da construção do mundo. É a oportunidade de se ter uma educação continuada. Os resultados são surpreendentes e mostra-nos que qualquer conhecimento apresentado, com uma metodologia adequada, pode ser assimilado por pessoas especiais. Há interesse, envolvimento, integração do grupo, aquisição de habilidades e de conhecimento.

Euritmia – tem grande atuação terapêutica, harmonizando, além de propiciar uma maior conscientização dos movimentos e trazer graça e leveza aos gestos. Possibilita, ainda, concentração e flexibilidade corpórea.